segunda-feira, 16 de maio de 2011

"Te Amo"


"Entender não é exatamente o que se quer, depois dessa inundação". A sentença no release do escritor Mia Couto sobre o último álbum de Vanessa da Mata, "Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias", define bem a sensação que eu mesma tive após a experiência de ouvir - e de sentir - todas as canções do álbum (em especial, confesso, "Te Amo" e "As Palavras").

Desde que tinha ouvido "Te Amo"(tardiamente, janeiro de 2011), caí de paixão pela sensibilidade da letra, tão cativante na voz doce de Vanessa, e fui pesquisar na página oficial da cantora. Descobri então que o clipe da música ainda não fora divulgado pois estava sendo consumado, com a direção impecável de Wagner Moura - ou seja, ansiedade total pela divulgação! Pois bem, foi só eu respirar um pouco mais lentamente para o clipe cair na internet e eu nem me dar conta disso! A produção de "Te Amo" foi finalmente divulgada neste abril, e veio parar no blog só em maio, mas "antes tarde do que nunca" pra eu me desmanchar aqui, revelando minhas paixões.

A expectativa pra conhecer o resultado final foi grande devido ao envolvimento do nome de Wagner e também à minha predileção pela música, mas tenho que admitir que não imaginava que o resultado faria valer tanto o tempo esperado.

A estrela da cena, escolhida sabiamente por Wagner mediante indicação de Chico Acioly, é nada menos que a multi-artista Marilena Ansaldi, hoje com 76 anos, nome fundamental no estudo das artes cênicas brasileiras, e que é considerada uma das primeiras "performers" de nosso país. A artista afirmou que ficara surpresa diante do convite do diretor, já que fazia mais de três anos que se encontrava afastada da vida cênica, e também que, por ser de uma geração diferente da de Wagner Moura, nem imaginava que ele a conhecesse.

A filmagem em preto e branco e o cenário de paredes negras riscadas com poesias em giz ajudam bastante a reforçar a dramaticidade do momento. A interpretação aqui não cabe em explicações - voltemos ao raciocínio inicial de Mia Couto e nos entreguemos nas feições, movimentos e sons que constituem o vídeo, sem esperar chegar a qualquer conclusão.





Extras:

4 comentários:

  1. Ai, brigado por me fazer conhecer a existência do clipe... As mãos dela são belíssimas, lindo, lindo.

    ResponderExcluir
  2. eu gosto de umas duas músicas da vanessa.. mas o melhor do clipe é a performance dessa artista! a letra é fraquinha fraquinha.. kkk (eu toda hora discordando) ;x ei, olha esse http://www.youtube.com/watch?v=AToNguPlXIw me diz tua opinião depois. eu simplesmente aaaaaaaamoo! mas tem que ouvir essa versão! \o/

    ResponderExcluir
  3. Renata Aragão, pessoa que nasceu pra ser do contra... (olha só quem fala, rsrsrs)
    Respeito sua opinião, mas não acho a letra fraquinha não. Já vi piores (beeem piores) e já vi melhores, mas se tivesse que definir a letra dessa música em absoluto, eu diria que é sensível e feminina sem precisar ser "tosca". Na verdade, de todos os cds da Vanessa, só gosto desse último e do Multishow, que tem algumas regravações de músicas que até então eu nem curtia tanto, mas que foi feito de um jeito bacana.

    Sobre a balada do louco e essa nova fase dos mutantes... Gosto da música e ela é daquele tipo "minha mãe sempre cantou", o que me influenciou a gostar tb :)
    Agora eu naturalmente prefiro o Ney Matogrosso cantando... e acho que Mutantes com Zélia Duncan e sem Rita Lee é meio fail, mas isso é tb só uma questão de opinião (não sei se pq, na época que eles voltaram e a Rita recusou o convite pra retornar, eles fizeram questão de rasgar na mídia "neeem precisamos mesmo da Rita" ao convidar a Zélia Duncan)

    ResponderExcluir
  4. Renata Aragão é filha do Didi, dizem que é a mais velha e não foi reconhecida legalmente, portanto, ela é revoltada, praticamente despeitada ( colocou 500 ml d silicone em cada teta apos processar o pai).

    MUlher, vamu assistir "O homem do futuro".
    Ass.: Najara HTA

    ResponderExcluir